terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Festaaa

Olá,
meu filhote lindo continua crescendo rapidamente e dando muitas alegrias pra gente. Aliás, é difícil dizer quem "baba" mais pelo Felipe. E a lista é grande: mamãe, papai, vó Leila, vó Aninha, vô Carollo, vô Dinho, dinda Elisa, dindo Wagner, primo Léo, tias avós Iaiá e Andréa, bisas Odette e Dora.......e por aí vai.

Há menos de 1 mês levei o Felipe para fazer natação. A aula experimental foi ótima. Adorou as brincadeiras e mergulhou sem problemas. As aulas seguintes não foram tããão legais, pois ele já sabia quando chegava a hora de mergulhar e ficava meio apavorado. Só faltava dizer: mamãe, não quero, me tira daqui! Mas nesse final de semana estivemos na piscina e o Lipe não queria saber de sair da água. Mergulhou sem problemas e mexias as perninhas como se estivesse num pedalinho. Hoje temos aula de natação de novo. Vamos ver como se sai...

Esse findi também foi a estréia do Felipe na Night. Fomos à festa de formatura da Raquel, à fantasia. Tava muuuuuito boa a festa. Eu estava vestida de Bruxa, o Fernando de Médico e o Felipe de Cowboy. Nosso filhote tava muito fofo e curtiu a festa com a gente. Na chegada tirou uma soneca no bercinho que levamos, mas depois do descanso dançou e brincou com todos os fantasiados (depois de identificar quem era quem, é claro). Foi ótimo, pois fazia tempo que não saímos para dançar e nos divertir bastante. E com o Felipe junto, ao contrário do que poderia ser, a diversão teve um gostinho muito especial!


Bjinhos e até a próxima!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

9 + 9 meses

13 de janeiro de 2010. Neste dia tão especial quanto os que o antecederam estamos muito felizes por comemorar 9 meses de vida do nosso filho amado.
Hoje completam-se, na verdade, 1 ano e meio de um envolvimento maravilhoso e único: são 9 meses de vida intra-uteria e 9 meses ao nosso lado, trocando olhares que dizem tudo, vivendo e aprendendo dia após dia.

Quando o Felipe estava pra nascer, li um texto e me identifiquei muito. Transcrevo-o abaixo pra vocês:

EU VOU SENTIR FALTA...
...de quando nós dois éramos apenas um;
...de ser elogiada todo dia;
...de sentir minha barriga mexer;

...de ganhar comida de presente;
...de tomar dois sorvetes sem culpa;
...de quando minha barriga não chamar mais atenção;
...de ser bajulada o tempo todo;
...de escutar meu som favorito, a batida do teu coraçãozinho;
...de esperar ansiosa pelas ecografias;
...de ser chamada de barriguda e ficar feliz;
...de ler mil artigos sobre o mesmo assunto: a gravidez;
...de ficar curiosa imaginando como será seu rostinho e com quem será parecido;
...de desdobrar suas roupinhas e guardar todas de novo;
...de me sentir cansada, com dor nas costas;
...de me pesar e ficar feliz com cada quilinho a mais;

VOU SENTIR FALTA
DE TUDO ISSO...E MAIS UM POUCO AINDA! MAS ESSA FALTA ESTÁ SENDO COMPENSADA,POIS VC ESTÁ AQUI COMIGO, NOS MEUS BRAÇOS ALEGRANDO AINDA MAIS OS MEUS DIAS!!!

Agora, 9 meses depois do nascimento do meu maior tesouro, concordo ainda mais com o que diz a última frase do texto. A experiência da gravidez é emocionante, inacreditavelmente divina! Mas a chegada do "pequeno milagre" é ainda mais: é o acabamento de uma obra-prima, o incío de uma jornada cheia de emoções, é a VIDA!




Filho: feliz mêsversário! Sou a mãe mais feliz do mundo por te ter como filho, sob-medida pra mim! TE AMO!!!






Bjinhos aos que seguem, e um especial pro Felipe!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

8 meses e meio de amor....2010 será melhor ainda!

8 meses e meio se passaram. Novidades incontáveis, descobertas, conquistas, alegrias, preocupações, dúvidas, um amor incondicional que cresce a cada dia...



O Felipe está se desenvolvendo rapidamente, e cada dia que passa a gente percebe as mudanças. Hoj
e ele já engatinha com rapidez, apoia-se em qualquer coisa pra ficar em pé, emite diversos sons, bate palmas, e também se expressa com mais clareza. Com personalidade forte, já sabe o que quer: domostra o sono, a irritação, a brabeza, e também a felicidade, a alegria de conseguir o que queria, de aprender algo novo, de ouvir sua música preferida e de ver a abertura da novela Caras & Bocas (ele para tudo pra assistir)!

O mundo em torno dele é tão interessante que fazê-lo dormir tornou-se uma tarefa mais difícil. Se coloco no berço ele se levanta e fica "caminhando", no colo ele também não fica deitado e quer ir para o chão. Além disso, não quer perder nada do que se passa ao seu redor. Presta atenção a tudo, quer pegar o que estiver ao alcance e, é claro, levar à boca. A fase oral é assim, dos 3-4 meses e vai até 1 ano e meio (muita vitamina S), tudo vai à boca como um meio de conhecimento de formas e texturas! Outro motivo são os dentes. As gengivas começam a coçar bem antes de sugir o primeiro dentinho e parece que essa coceira não tem fim....O Felipe já está com os dentes da frente: 2 em baixo e 2 em cima. Quando a gengiva estava "rasgando" foi uma tortura pra ele e pra nós, pois ele ficou bem chatinho, sem comer direito, manhoso, choroso, nada agradava (exceto ir passear na rua! heheheheh).

Desde abril foram muitas Primeiras Vezes. Em novembro começei a mostrar o Papai Noel pra ele. Os primeiros contatos foram de curiosidade, mas na noite de Natal ele ficou assustado com a euforia das pessoas com a chegada do Papai Noel na casa da vovó Aninha. Esta é a fase em que os bebês já sabem quem são as pessoas conhecidas e podem estranhar as novas (ainda mais um velhinho barbudo todo de vermelho). Ainda assim o 1º Natal do Felipe foi muito divertido, com os pais, avós, dindos, tios e primos, ele ficou brincando até a meia-noite!

O Felipe também viajou pela pimeira vez para fora do estado e foi passar o 1º Reveillon em Florianópolis!
No primeiro dia em Jurerê ele já chegou assustado com o barulho do mar. Agarrou-se no meu pescoço e não queria nem chegar perto da água. Brincou na areia e na piscininha que levamos pra ele. Nem preciso dizer que a areia também foi pra boca, né?
Em 5 dias de mar ele já estava bem familiarizado. Era só largar no chão que ele ia engatinhando direto pro mar, sem medo, rapidinho. Era lindo demais o sorriso de felicidade dele quando a onda chegava e papai o levantava pra pular.

Na noite da virada ele dormia profundamente, cansado de brincar na praia. Mas tínhamos que ir até a Beira-mar ver o show de fogos. O Felipe foi de carrinho e aos poucos fomos acordando-o para que ele não se assustasse com o barulho. Ainda sonolento e um pouco desconfiado viu o colorido dos fogos no céu e o movimento das pessoas. Não chorou nada e foi uma ótima companhia para mamãe, papai, dinda Elisa e tio Gabi.

Nosso 2010 vai ser maravilhoso com esse filho lindo ao nosso lado!

Um 2010 de muitas alegrias, descobertas e sucesso pra vocês também!!!

Bjinhos

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

13 de abril de 2009 - O Nascimento do Felipe

Chegou o dia mais esperado da minha vida. O dia em que deixarei de ser uma pessoa comum e passarei a ser MÃE. Pra quem ainda não é pode significar pouca coisa, mas o momento de segurar o filho nos braços pela primeira vez é um marco na vida da gente.

Chegamos no Hospital Mãe de Deus por volta das 7:00. Enquant
o o Fernando agilizava a papelada fui me preparar no Centro Obstétrico. Ainda com esperança de parto normal, fizemos mais um exame, mas o Felipe estava alto demais e a dilatação era insuficiente.

Já na sala de cirurgia (pra quem não sabe, cesareana é uma cirurgia) recebi a peridural e comecei a sentir minhas pernas ficarem dormentes. Nunca estive tão tranquila. Sem nervosismo, sem ansiedade, sem medos. Eu SABIA que tudo daria certo. O Fernan
do entrou na sala com máquina fotográfica em punho e uma certa tensão no rosto. Mas até que ele tava bem calmo também. Não demorou muito para começarem a cesareana. Todos muito atenciosos, e a Dra. Alessandra narrando tudo o que fazia, pois eu queria ver a cirurgia, mas isso não era permitido.

Às 8:44 o pano à minha frente desce e vejo a obstetra puxando o Felipe pela cabecinha. Chorando como o esperado, cabelo bem loiro - para a surpresa de todos -, perfeitinho, MEU FILHO! Esteve anos nos meus sonhos, 9 meses na minha barriga, e agora estava ali, nos meus braços, pronto pra me fazer a pessoa mais feliz do mundo (e também a mais preocupada, inevitavelmente!).



O primeiro contato é rápido demais. Logo ele foi levado para a Sala de Admissão, onde os recém-nascidos são examinados, pesados, medidos, tomam banho e as primeiras vacinas; o pai acompanha todos os procedimentos enquanto a mãe vai pra sala de recuperação. É normal o bebê levar cerca de 1h para chegar na Recuperação e ficar com a mãe. O Felipe levou quase 2 horas, pois a frequencia respiratóia dele estava alterada. Por incrível que pareça me mantive calma, não fiquei nervosa ou preocupada, afinal ele estava num hospital com todos os recursos e eu sabia que estava bem.

Quando me trouxeram o Felipe ele estava calminho, mas logo fez uma manhazinha e eu o peguei. Ainda com as pernas anestesiadas, sem movimentos, amamentei pela primeira vez. Foi tão natural, tão perfeitinho...parecia que eu já tinha uns 10 filhos. rsrsrsrsrs
Ele mamou direitinho, se acalmou e dormiu no meu peito. Mais uma vez: a natureza é perfeita e maravilhosa!


Bom, depois disso tudo fomos para o quarto 322, recebemos visitas de pessoas queridas, passamos uma noite quase sem dormir e, assim, começamos uma vida de alegrias diárias, emoções, amor, carinho, e também sono, olheiras, dúvidas, preocupações...Tudo vale muuuuito à pena!


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O terceiro e último trimestre

O último trimestre se inicia na 28ª semana e vai até a 40ª, e a expectativa só aumenta! A barriga começa a pesar, os pés e pernas incham, os movimentos do bebê na barriga são vistos a olho nu: quanto menos se espera dá um pulo, surge um "bico", endurece, relaxa, fica torta...É uma coisa muito doida. E também muito maravilhosa! Não tem como descrever a sensação, então apenas acreditem que é muuuito bom!

Com 28 semanas e uma barriga de 99cm de diâmetro, Fernando e eu fizemos o Book de Gestante. Ele não tava muito empolgado de posar pras fotos, mas com boa vontade foi junto, entrou no clima e se divertiu. As fotos ficaram ótimas.
Durante a gestação, os papais não estão tão envolvidos quanto as mães. É importante que eles possam participar de tudo o que for possível: consultas, ecografias, fotos, conversar com o bebê e até sentir os movimentos dele na barriga. Esse envolvimento vai fazer toda a diferença depois do nascimento!


Bem, as útimas ecografias foram para acompanhar o crescimento, os batimentos cardíacos, a posição em que o bebê se encontra (ele deve estar de cabeça pra baixo para que o parto normal ocorra sem complicações). E já não dá pra ver o corpinho todo na tela, pois ele já tá grandão. Mas dá pra ver se tá chupando o dedinho, mexendo a boquinha, abrindo e fechando os olhos...incrível!

Com 37 semanas, o Felipe já estava posicionado e o colo do útero iniciou a dilatação. Mas com 40 semanas o quadro não tinha se alterado e decidimos marcar a cesareana. Eu estava preparada para o parto normal, com um medinho inevitável, mas consciente que esta opção era a melhor para mim e para o Felipe. No entanto, não foi possível. Não havia nem sinal de aumentar a d
ilatação e a cabecinha dele ainda estava "alta"; sem contar na ansiedade e na vontade louca de ter meu filho nos braços.
Assim, dia 13 de abril de 2009, acordamos cedinho e fomos para o Hospital Mãe de Deus.


Esse Post já tá muito longo, né? Vou deixar vcs esperando um pouquinho mais e logo conto como foi o nascimento do meu tesouro!

Bjinhos,

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Segundo Trimestre

O segundo trimestre começa na 14ª e vai até a 27ª semana. É, sem dúvida, a melhor fase da gestação. Muitas coisas novas acontecem com o bebê e com o nosso corpo. Nesta fase se nota melhor crescimento contínuo da barriga, os soluços do bebê e, o melhor de tudo, sente-se os movimentos dele.

Eu senti o Felipe pela primeira vez no dia 03 de novembro (por volta da 17-18ª semana). Estava vendo televisão, deitada no sofá, quando a barriga endureceu de modo estranho e foi relaxando. De repente...blup! Mexeu! Coloquei a mão e fiquei sentindo os leves movimentos. Na verdade eles ainda eram tão suaves que não dava pra sentir com a mão. Olhos cheios de lágrimas e uma sensação indescritível, que iria se repetir inúmeras vezes, cada vez mais intensamente. Todos os dias, todos os momentos, a mão estava lá, na barriga, esperando uma "tremedinha" qualquer...

Com 22 semanas de gestação é feita a ecografia morfológia. É uma das melhores ecografias de se fazer, por ser mais longa e mais detalhada. O Felipe já tinha crescido bastante: estava com meio quilo! rsrsrsrs


Com 23 semanas fiz o Chá de Fraldas. Foi muito divertido, pois todas as convidadas tiveram a oportunidade de participar com brincadeiras e algumas até ganharam brindes! Nesta fase já dá pra sentir o cansaço após horas em pé, especialmente no verão. Fiquei exausta no final do dia. Acho que fiz o Chá na hora certa!














Eu, Felipe e as vovós corujas!




E o segundo trimestre passou tranquilo (exceto pela espera para vê-lo na próxima ecografia), com bastante sono e aumento da fome, mas sem intercorrêcias. Muitos paparicos e muitas, mas muitas e muitas fotos.
Pra quem está passando por isso agora, ou vai passar, aí vai uma dica: não economize nas fotos! Faça fotos de todas as semanas da gravidez. É ótimo relembrar as fases, principalmente porque a gente acaba se esquecendo de como ficou o corpo, como se deu a transformação semana a semana...e assim, pode-se também reviver um pouquinho de cada momento!



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Primeiro Trimestre

Oiii
Agora sim, começo a contar resumidamente – se é que vai ser possível – como foi a gravidez. Quando a gente fica sabendo que está grávida, já se passou pelo menos 1 mês de gestação, ou seja, já se está na 5ª-6ª semana. Ao mesmo tempo em que estava mais feliz do que nunca, também estava muito ansiosa pra fazer a ecografia e ouvir o coraçãozinho bater. Nem esperei a requisição médica e fui fazer a tal eco. Não devia ter sido tão apressada. Eu estava na 5ª semana de gestação e o coração só começa a bater pela 6ª ou 7ª semana. Resultado: fiquei mais ansiosa ainda...
Mas para alívio do MEU coração, na semana seguinte ouvi o tão esperado e rápido tum-tum-tum-tum. Não sei como transformar em palavras a sensação. Um conselho: não se deve ir sozinha fazer o exame! A gente fica tão emocionada, atordoada, aérea, que é um perigo atravessar a rua, dirigir, etc.
As semanas seguintes foram de pura paparicação. E quem disse que aquela ansiedade sumiu de vez? Por um motivo ou outro ela sempre estaria presente. Agora era pela espera do próximo exame. Com 12 semanas fizemos a eco da translucência nucal, onde se estima a probabilidade do bebê ter alguma síndrome. Ufa! Tudo certo. Mas emocionante mesmo foi ver o Felipe pela primeira vez. Com apenas 6,7cm (cabeça-nádegas), o médico deu 80% de chance de ser um menino. Ele já estava mexendo bracinhos e perninhas, completinho, perfeitinho! Dá pra acreditar? A natureza não é incrivelmente perfeita? Saí da sala aos prantos...Na recepção, devem ter pensado que havia algum problema. rsrsrsrs


É neste período que as gestantes costumam sentir os enjôos. Eu não tive esse tipo de sintoma, graças a Deus. Além do mais, quando sentia uma leve náusea era só comer bergamota que a sensação desaparecia. Bergamota é tudo nessas horas!
Agora a barriga já começava a aparecer. Nunca pensei que fosse ficar tão feliz em ter uma barriga saliente, mas é assim mesmo. Estava me sentindo grávida de verdade, me sentindo MÃE pela primeira vez.

E o primeiro trimestre terminou com a confirmação de que seria um menino. É claro que eu já sabia, era o Felipe, meu filho tão esperado, muito amado, e gremista desde sempre!

Bjinhos,