sábado, 13 de março de 2010

Escolinha

Tá chegando a hora...
Semana que vem o Felipe começa a adaptação na escolinha. Foi ótimo passar os primeiros 11 meses da vida dele em casa, vendo-o crescer e se desenvolver tanto e tão rapidamente.
Tô preocupada. Não com a ida dele pra escola. E é por isso que tô preocupada. Talvez a ficha não tenha caído ainda, mas não tô nervosa. Preciso e quero e que ele fique um turno na escola, mas estar tão tranquila dá a impressão de que quero "me livrar" dele por algumas horas. Por isso me sinto um pouco culpada; talvez fosse melhor já estar nervosa, triste com essa "separação" momentânea...


Quando fomos visitar as escolinhas ele logo quis ir para o chão e brincar. Ficou sozinho na salinha do berçário por minutos sem sentir a minha falta e, ao me ver, abriu um sorrisão, mas continuou brincando. Parecia feliz, pelo menos naquele pouco tempo. Vê-lo daquele jeito e por pensar que ele será bem tratado, terá mais espaço, mais atividades, rotina, novos amiguinhos...pode ter me dado a tranquilidade necessária para tomar essa decisão e voltar a ter um tempinho pra mim.
Imagino que ficarei apreensiva à medida que ele for ficando mais e mais tempo por lá. Vou sentir falta dele durante as tardes agarrado às minhas pernas pedindo colo. E espero estar bastante ocupada pra que a tarde passe rapidinho e chegue a hora de ir buscá-lo. Já imagino a carinha de feliz, os passinhos em direção à porta e um abraço bem gostoso! Acho que essa vai ser a melhor parte!
Bom, deixemos as especulações de lado. Depois eu conto como foi a adaptação e os primeiros dias...

Mais uma coisinha: hoje ele tá completando 11 meses. "Parabéns amor da mamãe!!!"

Já falei que AMO esse baixinho???


Bjinhos,

1º corte de cabelo

Oiii,
meu mocinho cortou o cabelo pela 1ª vez, sábado passado (06/03/10). Ficou tão lindinho, com cara de menino grande!
Os cabelos não estavam compridos, mas já não paravam no lugar. E as pontinhas já estavam virando, querendo virar cachinhos. hehehehehe
A gente já tinha decidido cortar para o aniversário, então resolvemos antecipar um pouco pra ver como ia ser, se ele ia ficar quietinho, se o corte ia ficar bom...
Curiosos pra saber?
Bom, o corte ficou bom (com algumas irregularidades quase imperceptíveis). Adorei a cara de menininho! Já o comportamento dele...
De cara não gostou da capa; não achava as mãos e começou a ficar irritado. Mas pior foi aquele "tio" mexendo na cabeça dele, segurando, cortando. A irritação foi aumentando e não teve Backyardigans que o distraisse. E o corte acabou com ele no meu colo, aos berros. Chorou mais pra cortar o cabelo que pra tomar vacina. Judiaria.
Um pouco disso foi erro nosso: o local não era especializado em corte de bebê. Não sei como seria, mas creio que teriam mais recursos para distraí-lo.
No final deu tudo certo. Ficou um amor e ele esqueceu da "tortura" rapidinho!














Depois fomos para o shopping almoçar e ele já estava todo faceiro, caminhando solto, feliz da vida. E a gente tb ficou feliz, babando, orgulhosos de ter um filho tão fofo, sorridente e querido!

"Filhinho, te amamos muito, cada dia mais, e pra sempre. Somos gratos por sermos teus pais, orgulhosos das tuas conquistas e descobertas, e estaremos ao teu lado em cada passo."



Bjinhos, bjinhos...





sexta-feira, 5 de março de 2010

Macaquices

Quase 1 mês sem postar. Mas não é por falta de assunto; é falta de tempo mesmo! Até resolvi mudar o visual do blog pra ilustrar o momento atual do Felipe: macaquices, estripulias...

Ele começou a caminhar, oficialmente, dia 20 de fevereiro, com 10 meses e 7 dias. Olhem o vídeo!
Desde então não temos mais sossego. Agora, além das coisas que ele já fazia, ele consegue acessar mais lugares, alcança as coisas em cima de mesas e balcões, e está mais curioso do que nunca. Nada mais natural nessa idade, mas 1000 olhos são necessários pra dar conta de tanta energia! Bom, não dá pra reclamar desse tipo de "problema". Ruim mesmo é quando ficam doentes, se machucam... Antes de eu engravidar me perguntavam: Tem certeza que vais querer acordar de madrugada pra amamentar, trocar fraldas, etc? E eu tinha certeza de que faria tudo isso, com muito sono é claro, mas com o maior prazer. E assim foi, e assim é até hoje. Acordar na madrugada, uma, duas, três vezes pra amamentar, não é o problema. Pegar aquela criaturinha nos braços e alimentá-la não deveria ser ruim pra ninguém. É uma bênção. Mas não e só para mamar que a criança acorda. Noites em claro devido a cólicas, febre alta, tosse, nariz entupido...isso sim me deixa estressada. Não com ele, mas com a situação. A gente não tem o controle de tudo. Damos remédio, carinho, conforto, mas é necessário ter muita paciência e esperar. Nestas horas, dormir na cama dos pais não é proibido, é necessário! Faz bem! Ter um filho é assim: nem tudo são flores, mas o saldo é sempre positivo. Não há noite mal dormida que não seja recompensada por sorrisos, carinhas, olhares, novidades, abraços...
É ou não é???

Bjinhos,

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Férias

Oi gente,
a correria e o cansaço vem crescendo dia-a-dia, assim como as alegrias, as novidades, as descobertas...
O Felipe está fazendo 10 meses nessa semana e, olhando pra ele, acho incrível como desenvolveu-se tanto em menos de 1 ano. Há 10 meses ele apenas mamava, dormia e sujava as fraldas. Em pouco tempo já começava a controlar o pescoço, descobrir as mãozinhas, sorrir, acompanhar com os olhos nossos movimentos. Em seguida passou a segurar objetos, brincar sentado, rolar, se arrastar, engatinhar...E agora, está ensaiando seus primeiros passinhos.
Estamos na praia para tentar fugir um pouco do calor insuportável da cidade, que está sendo chamada de Forno Alegre. Aqui o Felipe está bem mais solto, pois tem bastante espaço para explorar, engatinhando pela casa, pela grama, pela areia da praia; e se o calor insiste em nos fazer suar, tomamos banho de mar, piscina ou chuveiro mesmo!

Assim, o Lipe está ficando cada dia mais "independente".
Ele levanta-se, com ou sem apoio, e permanece em pé sozinho, brincando ou batendo palminhas.
Algumas vezes ele se arrisca e vem em minha direção, dando 1 ou 2 passos, e logo se desequilibra e se joga nos meus braços. Ver e participar das suas conquistas não tem preço. Quero estar presente, ao lado dele, em cada uma delas!
Além do desenvolvimento motor, que é o mais evidente, podemos notar mudanças em outras áreas. Já ouvimos ele emitir diversos sons e sílabas, como da-da, na-na, ne-ne, assim como misturá-las eventualmente. Mas HOJE foi a primeira vez que o Felipe disse MA-MA-MA. É claro que essa "palavra" ainda não está associada a mim, mas ouvi-la foi mais uma sensação maravilhosa proporcionada pelo meu filho.
Bom, vou continuar curtindo muito tudo isso... e estimulando-o a continuar crescendo, caminhando, brincando e dizendo MA-MA-MÃE!!!

Bjs a todos!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Festaaa

Olá,
meu filhote lindo continua crescendo rapidamente e dando muitas alegrias pra gente. Aliás, é difícil dizer quem "baba" mais pelo Felipe. E a lista é grande: mamãe, papai, vó Leila, vó Aninha, vô Carollo, vô Dinho, dinda Elisa, dindo Wagner, primo Léo, tias avós Iaiá e Andréa, bisas Odette e Dora.......e por aí vai.

Há menos de 1 mês levei o Felipe para fazer natação. A aula experimental foi ótima. Adorou as brincadeiras e mergulhou sem problemas. As aulas seguintes não foram tããão legais, pois ele já sabia quando chegava a hora de mergulhar e ficava meio apavorado. Só faltava dizer: mamãe, não quero, me tira daqui! Mas nesse final de semana estivemos na piscina e o Lipe não queria saber de sair da água. Mergulhou sem problemas e mexias as perninhas como se estivesse num pedalinho. Hoje temos aula de natação de novo. Vamos ver como se sai...

Esse findi também foi a estréia do Felipe na Night. Fomos à festa de formatura da Raquel, à fantasia. Tava muuuuuito boa a festa. Eu estava vestida de Bruxa, o Fernando de Médico e o Felipe de Cowboy. Nosso filhote tava muito fofo e curtiu a festa com a gente. Na chegada tirou uma soneca no bercinho que levamos, mas depois do descanso dançou e brincou com todos os fantasiados (depois de identificar quem era quem, é claro). Foi ótimo, pois fazia tempo que não saímos para dançar e nos divertir bastante. E com o Felipe junto, ao contrário do que poderia ser, a diversão teve um gostinho muito especial!


Bjinhos e até a próxima!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

9 + 9 meses

13 de janeiro de 2010. Neste dia tão especial quanto os que o antecederam estamos muito felizes por comemorar 9 meses de vida do nosso filho amado.
Hoje completam-se, na verdade, 1 ano e meio de um envolvimento maravilhoso e único: são 9 meses de vida intra-uteria e 9 meses ao nosso lado, trocando olhares que dizem tudo, vivendo e aprendendo dia após dia.

Quando o Felipe estava pra nascer, li um texto e me identifiquei muito. Transcrevo-o abaixo pra vocês:

EU VOU SENTIR FALTA...
...de quando nós dois éramos apenas um;
...de ser elogiada todo dia;
...de sentir minha barriga mexer;

...de ganhar comida de presente;
...de tomar dois sorvetes sem culpa;
...de quando minha barriga não chamar mais atenção;
...de ser bajulada o tempo todo;
...de escutar meu som favorito, a batida do teu coraçãozinho;
...de esperar ansiosa pelas ecografias;
...de ser chamada de barriguda e ficar feliz;
...de ler mil artigos sobre o mesmo assunto: a gravidez;
...de ficar curiosa imaginando como será seu rostinho e com quem será parecido;
...de desdobrar suas roupinhas e guardar todas de novo;
...de me sentir cansada, com dor nas costas;
...de me pesar e ficar feliz com cada quilinho a mais;

VOU SENTIR FALTA
DE TUDO ISSO...E MAIS UM POUCO AINDA! MAS ESSA FALTA ESTÁ SENDO COMPENSADA,POIS VC ESTÁ AQUI COMIGO, NOS MEUS BRAÇOS ALEGRANDO AINDA MAIS OS MEUS DIAS!!!

Agora, 9 meses depois do nascimento do meu maior tesouro, concordo ainda mais com o que diz a última frase do texto. A experiência da gravidez é emocionante, inacreditavelmente divina! Mas a chegada do "pequeno milagre" é ainda mais: é o acabamento de uma obra-prima, o incío de uma jornada cheia de emoções, é a VIDA!




Filho: feliz mêsversário! Sou a mãe mais feliz do mundo por te ter como filho, sob-medida pra mim! TE AMO!!!






Bjinhos aos que seguem, e um especial pro Felipe!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

8 meses e meio de amor....2010 será melhor ainda!

8 meses e meio se passaram. Novidades incontáveis, descobertas, conquistas, alegrias, preocupações, dúvidas, um amor incondicional que cresce a cada dia...



O Felipe está se desenvolvendo rapidamente, e cada dia que passa a gente percebe as mudanças. Hoj
e ele já engatinha com rapidez, apoia-se em qualquer coisa pra ficar em pé, emite diversos sons, bate palmas, e também se expressa com mais clareza. Com personalidade forte, já sabe o que quer: domostra o sono, a irritação, a brabeza, e também a felicidade, a alegria de conseguir o que queria, de aprender algo novo, de ouvir sua música preferida e de ver a abertura da novela Caras & Bocas (ele para tudo pra assistir)!

O mundo em torno dele é tão interessante que fazê-lo dormir tornou-se uma tarefa mais difícil. Se coloco no berço ele se levanta e fica "caminhando", no colo ele também não fica deitado e quer ir para o chão. Além disso, não quer perder nada do que se passa ao seu redor. Presta atenção a tudo, quer pegar o que estiver ao alcance e, é claro, levar à boca. A fase oral é assim, dos 3-4 meses e vai até 1 ano e meio (muita vitamina S), tudo vai à boca como um meio de conhecimento de formas e texturas! Outro motivo são os dentes. As gengivas começam a coçar bem antes de sugir o primeiro dentinho e parece que essa coceira não tem fim....O Felipe já está com os dentes da frente: 2 em baixo e 2 em cima. Quando a gengiva estava "rasgando" foi uma tortura pra ele e pra nós, pois ele ficou bem chatinho, sem comer direito, manhoso, choroso, nada agradava (exceto ir passear na rua! heheheheh).

Desde abril foram muitas Primeiras Vezes. Em novembro começei a mostrar o Papai Noel pra ele. Os primeiros contatos foram de curiosidade, mas na noite de Natal ele ficou assustado com a euforia das pessoas com a chegada do Papai Noel na casa da vovó Aninha. Esta é a fase em que os bebês já sabem quem são as pessoas conhecidas e podem estranhar as novas (ainda mais um velhinho barbudo todo de vermelho). Ainda assim o 1º Natal do Felipe foi muito divertido, com os pais, avós, dindos, tios e primos, ele ficou brincando até a meia-noite!

O Felipe também viajou pela pimeira vez para fora do estado e foi passar o 1º Reveillon em Florianópolis!
No primeiro dia em Jurerê ele já chegou assustado com o barulho do mar. Agarrou-se no meu pescoço e não queria nem chegar perto da água. Brincou na areia e na piscininha que levamos pra ele. Nem preciso dizer que a areia também foi pra boca, né?
Em 5 dias de mar ele já estava bem familiarizado. Era só largar no chão que ele ia engatinhando direto pro mar, sem medo, rapidinho. Era lindo demais o sorriso de felicidade dele quando a onda chegava e papai o levantava pra pular.

Na noite da virada ele dormia profundamente, cansado de brincar na praia. Mas tínhamos que ir até a Beira-mar ver o show de fogos. O Felipe foi de carrinho e aos poucos fomos acordando-o para que ele não se assustasse com o barulho. Ainda sonolento e um pouco desconfiado viu o colorido dos fogos no céu e o movimento das pessoas. Não chorou nada e foi uma ótima companhia para mamãe, papai, dinda Elisa e tio Gabi.

Nosso 2010 vai ser maravilhoso com esse filho lindo ao nosso lado!

Um 2010 de muitas alegrias, descobertas e sucesso pra vocês também!!!

Bjinhos