sexta-feira, 5 de março de 2010

Macaquices

Quase 1 mês sem postar. Mas não é por falta de assunto; é falta de tempo mesmo! Até resolvi mudar o visual do blog pra ilustrar o momento atual do Felipe: macaquices, estripulias...

Ele começou a caminhar, oficialmente, dia 20 de fevereiro, com 10 meses e 7 dias. Olhem o vídeo!
Desde então não temos mais sossego. Agora, além das coisas que ele já fazia, ele consegue acessar mais lugares, alcança as coisas em cima de mesas e balcões, e está mais curioso do que nunca. Nada mais natural nessa idade, mas 1000 olhos são necessários pra dar conta de tanta energia! Bom, não dá pra reclamar desse tipo de "problema". Ruim mesmo é quando ficam doentes, se machucam... Antes de eu engravidar me perguntavam: Tem certeza que vais querer acordar de madrugada pra amamentar, trocar fraldas, etc? E eu tinha certeza de que faria tudo isso, com muito sono é claro, mas com o maior prazer. E assim foi, e assim é até hoje. Acordar na madrugada, uma, duas, três vezes pra amamentar, não é o problema. Pegar aquela criaturinha nos braços e alimentá-la não deveria ser ruim pra ninguém. É uma bênção. Mas não e só para mamar que a criança acorda. Noites em claro devido a cólicas, febre alta, tosse, nariz entupido...isso sim me deixa estressada. Não com ele, mas com a situação. A gente não tem o controle de tudo. Damos remédio, carinho, conforto, mas é necessário ter muita paciência e esperar. Nestas horas, dormir na cama dos pais não é proibido, é necessário! Faz bem! Ter um filho é assim: nem tudo são flores, mas o saldo é sempre positivo. Não há noite mal dormida que não seja recompensada por sorrisos, carinhas, olhares, novidades, abraços...
É ou não é???

Bjinhos,

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Férias

Oi gente,
a correria e o cansaço vem crescendo dia-a-dia, assim como as alegrias, as novidades, as descobertas...
O Felipe está fazendo 10 meses nessa semana e, olhando pra ele, acho incrível como desenvolveu-se tanto em menos de 1 ano. Há 10 meses ele apenas mamava, dormia e sujava as fraldas. Em pouco tempo já começava a controlar o pescoço, descobrir as mãozinhas, sorrir, acompanhar com os olhos nossos movimentos. Em seguida passou a segurar objetos, brincar sentado, rolar, se arrastar, engatinhar...E agora, está ensaiando seus primeiros passinhos.
Estamos na praia para tentar fugir um pouco do calor insuportável da cidade, que está sendo chamada de Forno Alegre. Aqui o Felipe está bem mais solto, pois tem bastante espaço para explorar, engatinhando pela casa, pela grama, pela areia da praia; e se o calor insiste em nos fazer suar, tomamos banho de mar, piscina ou chuveiro mesmo!

Assim, o Lipe está ficando cada dia mais "independente".
Ele levanta-se, com ou sem apoio, e permanece em pé sozinho, brincando ou batendo palminhas.
Algumas vezes ele se arrisca e vem em minha direção, dando 1 ou 2 passos, e logo se desequilibra e se joga nos meus braços. Ver e participar das suas conquistas não tem preço. Quero estar presente, ao lado dele, em cada uma delas!
Além do desenvolvimento motor, que é o mais evidente, podemos notar mudanças em outras áreas. Já ouvimos ele emitir diversos sons e sílabas, como da-da, na-na, ne-ne, assim como misturá-las eventualmente. Mas HOJE foi a primeira vez que o Felipe disse MA-MA-MA. É claro que essa "palavra" ainda não está associada a mim, mas ouvi-la foi mais uma sensação maravilhosa proporcionada pelo meu filho.
Bom, vou continuar curtindo muito tudo isso... e estimulando-o a continuar crescendo, caminhando, brincando e dizendo MA-MA-MÃE!!!

Bjs a todos!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Festaaa

Olá,
meu filhote lindo continua crescendo rapidamente e dando muitas alegrias pra gente. Aliás, é difícil dizer quem "baba" mais pelo Felipe. E a lista é grande: mamãe, papai, vó Leila, vó Aninha, vô Carollo, vô Dinho, dinda Elisa, dindo Wagner, primo Léo, tias avós Iaiá e Andréa, bisas Odette e Dora.......e por aí vai.

Há menos de 1 mês levei o Felipe para fazer natação. A aula experimental foi ótima. Adorou as brincadeiras e mergulhou sem problemas. As aulas seguintes não foram tããão legais, pois ele já sabia quando chegava a hora de mergulhar e ficava meio apavorado. Só faltava dizer: mamãe, não quero, me tira daqui! Mas nesse final de semana estivemos na piscina e o Lipe não queria saber de sair da água. Mergulhou sem problemas e mexias as perninhas como se estivesse num pedalinho. Hoje temos aula de natação de novo. Vamos ver como se sai...

Esse findi também foi a estréia do Felipe na Night. Fomos à festa de formatura da Raquel, à fantasia. Tava muuuuuito boa a festa. Eu estava vestida de Bruxa, o Fernando de Médico e o Felipe de Cowboy. Nosso filhote tava muito fofo e curtiu a festa com a gente. Na chegada tirou uma soneca no bercinho que levamos, mas depois do descanso dançou e brincou com todos os fantasiados (depois de identificar quem era quem, é claro). Foi ótimo, pois fazia tempo que não saímos para dançar e nos divertir bastante. E com o Felipe junto, ao contrário do que poderia ser, a diversão teve um gostinho muito especial!


Bjinhos e até a próxima!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

9 + 9 meses

13 de janeiro de 2010. Neste dia tão especial quanto os que o antecederam estamos muito felizes por comemorar 9 meses de vida do nosso filho amado.
Hoje completam-se, na verdade, 1 ano e meio de um envolvimento maravilhoso e único: são 9 meses de vida intra-uteria e 9 meses ao nosso lado, trocando olhares que dizem tudo, vivendo e aprendendo dia após dia.

Quando o Felipe estava pra nascer, li um texto e me identifiquei muito. Transcrevo-o abaixo pra vocês:

EU VOU SENTIR FALTA...
...de quando nós dois éramos apenas um;
...de ser elogiada todo dia;
...de sentir minha barriga mexer;

...de ganhar comida de presente;
...de tomar dois sorvetes sem culpa;
...de quando minha barriga não chamar mais atenção;
...de ser bajulada o tempo todo;
...de escutar meu som favorito, a batida do teu coraçãozinho;
...de esperar ansiosa pelas ecografias;
...de ser chamada de barriguda e ficar feliz;
...de ler mil artigos sobre o mesmo assunto: a gravidez;
...de ficar curiosa imaginando como será seu rostinho e com quem será parecido;
...de desdobrar suas roupinhas e guardar todas de novo;
...de me sentir cansada, com dor nas costas;
...de me pesar e ficar feliz com cada quilinho a mais;

VOU SENTIR FALTA
DE TUDO ISSO...E MAIS UM POUCO AINDA! MAS ESSA FALTA ESTÁ SENDO COMPENSADA,POIS VC ESTÁ AQUI COMIGO, NOS MEUS BRAÇOS ALEGRANDO AINDA MAIS OS MEUS DIAS!!!

Agora, 9 meses depois do nascimento do meu maior tesouro, concordo ainda mais com o que diz a última frase do texto. A experiência da gravidez é emocionante, inacreditavelmente divina! Mas a chegada do "pequeno milagre" é ainda mais: é o acabamento de uma obra-prima, o incío de uma jornada cheia de emoções, é a VIDA!




Filho: feliz mêsversário! Sou a mãe mais feliz do mundo por te ter como filho, sob-medida pra mim! TE AMO!!!






Bjinhos aos que seguem, e um especial pro Felipe!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

8 meses e meio de amor....2010 será melhor ainda!

8 meses e meio se passaram. Novidades incontáveis, descobertas, conquistas, alegrias, preocupações, dúvidas, um amor incondicional que cresce a cada dia...



O Felipe está se desenvolvendo rapidamente, e cada dia que passa a gente percebe as mudanças. Hoj
e ele já engatinha com rapidez, apoia-se em qualquer coisa pra ficar em pé, emite diversos sons, bate palmas, e também se expressa com mais clareza. Com personalidade forte, já sabe o que quer: domostra o sono, a irritação, a brabeza, e também a felicidade, a alegria de conseguir o que queria, de aprender algo novo, de ouvir sua música preferida e de ver a abertura da novela Caras & Bocas (ele para tudo pra assistir)!

O mundo em torno dele é tão interessante que fazê-lo dormir tornou-se uma tarefa mais difícil. Se coloco no berço ele se levanta e fica "caminhando", no colo ele também não fica deitado e quer ir para o chão. Além disso, não quer perder nada do que se passa ao seu redor. Presta atenção a tudo, quer pegar o que estiver ao alcance e, é claro, levar à boca. A fase oral é assim, dos 3-4 meses e vai até 1 ano e meio (muita vitamina S), tudo vai à boca como um meio de conhecimento de formas e texturas! Outro motivo são os dentes. As gengivas começam a coçar bem antes de sugir o primeiro dentinho e parece que essa coceira não tem fim....O Felipe já está com os dentes da frente: 2 em baixo e 2 em cima. Quando a gengiva estava "rasgando" foi uma tortura pra ele e pra nós, pois ele ficou bem chatinho, sem comer direito, manhoso, choroso, nada agradava (exceto ir passear na rua! heheheheh).

Desde abril foram muitas Primeiras Vezes. Em novembro começei a mostrar o Papai Noel pra ele. Os primeiros contatos foram de curiosidade, mas na noite de Natal ele ficou assustado com a euforia das pessoas com a chegada do Papai Noel na casa da vovó Aninha. Esta é a fase em que os bebês já sabem quem são as pessoas conhecidas e podem estranhar as novas (ainda mais um velhinho barbudo todo de vermelho). Ainda assim o 1º Natal do Felipe foi muito divertido, com os pais, avós, dindos, tios e primos, ele ficou brincando até a meia-noite!

O Felipe também viajou pela pimeira vez para fora do estado e foi passar o 1º Reveillon em Florianópolis!
No primeiro dia em Jurerê ele já chegou assustado com o barulho do mar. Agarrou-se no meu pescoço e não queria nem chegar perto da água. Brincou na areia e na piscininha que levamos pra ele. Nem preciso dizer que a areia também foi pra boca, né?
Em 5 dias de mar ele já estava bem familiarizado. Era só largar no chão que ele ia engatinhando direto pro mar, sem medo, rapidinho. Era lindo demais o sorriso de felicidade dele quando a onda chegava e papai o levantava pra pular.

Na noite da virada ele dormia profundamente, cansado de brincar na praia. Mas tínhamos que ir até a Beira-mar ver o show de fogos. O Felipe foi de carrinho e aos poucos fomos acordando-o para que ele não se assustasse com o barulho. Ainda sonolento e um pouco desconfiado viu o colorido dos fogos no céu e o movimento das pessoas. Não chorou nada e foi uma ótima companhia para mamãe, papai, dinda Elisa e tio Gabi.

Nosso 2010 vai ser maravilhoso com esse filho lindo ao nosso lado!

Um 2010 de muitas alegrias, descobertas e sucesso pra vocês também!!!

Bjinhos

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

13 de abril de 2009 - O Nascimento do Felipe

Chegou o dia mais esperado da minha vida. O dia em que deixarei de ser uma pessoa comum e passarei a ser MÃE. Pra quem ainda não é pode significar pouca coisa, mas o momento de segurar o filho nos braços pela primeira vez é um marco na vida da gente.

Chegamos no Hospital Mãe de Deus por volta das 7:00. Enquant
o o Fernando agilizava a papelada fui me preparar no Centro Obstétrico. Ainda com esperança de parto normal, fizemos mais um exame, mas o Felipe estava alto demais e a dilatação era insuficiente.

Já na sala de cirurgia (pra quem não sabe, cesareana é uma cirurgia) recebi a peridural e comecei a sentir minhas pernas ficarem dormentes. Nunca estive tão tranquila. Sem nervosismo, sem ansiedade, sem medos. Eu SABIA que tudo daria certo. O Fernan
do entrou na sala com máquina fotográfica em punho e uma certa tensão no rosto. Mas até que ele tava bem calmo também. Não demorou muito para começarem a cesareana. Todos muito atenciosos, e a Dra. Alessandra narrando tudo o que fazia, pois eu queria ver a cirurgia, mas isso não era permitido.

Às 8:44 o pano à minha frente desce e vejo a obstetra puxando o Felipe pela cabecinha. Chorando como o esperado, cabelo bem loiro - para a surpresa de todos -, perfeitinho, MEU FILHO! Esteve anos nos meus sonhos, 9 meses na minha barriga, e agora estava ali, nos meus braços, pronto pra me fazer a pessoa mais feliz do mundo (e também a mais preocupada, inevitavelmente!).



O primeiro contato é rápido demais. Logo ele foi levado para a Sala de Admissão, onde os recém-nascidos são examinados, pesados, medidos, tomam banho e as primeiras vacinas; o pai acompanha todos os procedimentos enquanto a mãe vai pra sala de recuperação. É normal o bebê levar cerca de 1h para chegar na Recuperação e ficar com a mãe. O Felipe levou quase 2 horas, pois a frequencia respiratóia dele estava alterada. Por incrível que pareça me mantive calma, não fiquei nervosa ou preocupada, afinal ele estava num hospital com todos os recursos e eu sabia que estava bem.

Quando me trouxeram o Felipe ele estava calminho, mas logo fez uma manhazinha e eu o peguei. Ainda com as pernas anestesiadas, sem movimentos, amamentei pela primeira vez. Foi tão natural, tão perfeitinho...parecia que eu já tinha uns 10 filhos. rsrsrsrsrs
Ele mamou direitinho, se acalmou e dormiu no meu peito. Mais uma vez: a natureza é perfeita e maravilhosa!


Bom, depois disso tudo fomos para o quarto 322, recebemos visitas de pessoas queridas, passamos uma noite quase sem dormir e, assim, começamos uma vida de alegrias diárias, emoções, amor, carinho, e também sono, olheiras, dúvidas, preocupações...Tudo vale muuuuito à pena!


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O terceiro e último trimestre

O último trimestre se inicia na 28ª semana e vai até a 40ª, e a expectativa só aumenta! A barriga começa a pesar, os pés e pernas incham, os movimentos do bebê na barriga são vistos a olho nu: quanto menos se espera dá um pulo, surge um "bico", endurece, relaxa, fica torta...É uma coisa muito doida. E também muito maravilhosa! Não tem como descrever a sensação, então apenas acreditem que é muuuito bom!

Com 28 semanas e uma barriga de 99cm de diâmetro, Fernando e eu fizemos o Book de Gestante. Ele não tava muito empolgado de posar pras fotos, mas com boa vontade foi junto, entrou no clima e se divertiu. As fotos ficaram ótimas.
Durante a gestação, os papais não estão tão envolvidos quanto as mães. É importante que eles possam participar de tudo o que for possível: consultas, ecografias, fotos, conversar com o bebê e até sentir os movimentos dele na barriga. Esse envolvimento vai fazer toda a diferença depois do nascimento!


Bem, as útimas ecografias foram para acompanhar o crescimento, os batimentos cardíacos, a posição em que o bebê se encontra (ele deve estar de cabeça pra baixo para que o parto normal ocorra sem complicações). E já não dá pra ver o corpinho todo na tela, pois ele já tá grandão. Mas dá pra ver se tá chupando o dedinho, mexendo a boquinha, abrindo e fechando os olhos...incrível!

Com 37 semanas, o Felipe já estava posicionado e o colo do útero iniciou a dilatação. Mas com 40 semanas o quadro não tinha se alterado e decidimos marcar a cesareana. Eu estava preparada para o parto normal, com um medinho inevitável, mas consciente que esta opção era a melhor para mim e para o Felipe. No entanto, não foi possível. Não havia nem sinal de aumentar a d
ilatação e a cabecinha dele ainda estava "alta"; sem contar na ansiedade e na vontade louca de ter meu filho nos braços.
Assim, dia 13 de abril de 2009, acordamos cedinho e fomos para o Hospital Mãe de Deus.


Esse Post já tá muito longo, né? Vou deixar vcs esperando um pouquinho mais e logo conto como foi o nascimento do meu tesouro!

Bjinhos,