sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O terceiro e último trimestre

O último trimestre se inicia na 28ª semana e vai até a 40ª, e a expectativa só aumenta! A barriga começa a pesar, os pés e pernas incham, os movimentos do bebê na barriga são vistos a olho nu: quanto menos se espera dá um pulo, surge um "bico", endurece, relaxa, fica torta...É uma coisa muito doida. E também muito maravilhosa! Não tem como descrever a sensação, então apenas acreditem que é muuuito bom!

Com 28 semanas e uma barriga de 99cm de diâmetro, Fernando e eu fizemos o Book de Gestante. Ele não tava muito empolgado de posar pras fotos, mas com boa vontade foi junto, entrou no clima e se divertiu. As fotos ficaram ótimas.
Durante a gestação, os papais não estão tão envolvidos quanto as mães. É importante que eles possam participar de tudo o que for possível: consultas, ecografias, fotos, conversar com o bebê e até sentir os movimentos dele na barriga. Esse envolvimento vai fazer toda a diferença depois do nascimento!


Bem, as útimas ecografias foram para acompanhar o crescimento, os batimentos cardíacos, a posição em que o bebê se encontra (ele deve estar de cabeça pra baixo para que o parto normal ocorra sem complicações). E já não dá pra ver o corpinho todo na tela, pois ele já tá grandão. Mas dá pra ver se tá chupando o dedinho, mexendo a boquinha, abrindo e fechando os olhos...incrível!

Com 37 semanas, o Felipe já estava posicionado e o colo do útero iniciou a dilatação. Mas com 40 semanas o quadro não tinha se alterado e decidimos marcar a cesareana. Eu estava preparada para o parto normal, com um medinho inevitável, mas consciente que esta opção era a melhor para mim e para o Felipe. No entanto, não foi possível. Não havia nem sinal de aumentar a d
ilatação e a cabecinha dele ainda estava "alta"; sem contar na ansiedade e na vontade louca de ter meu filho nos braços.
Assim, dia 13 de abril de 2009, acordamos cedinho e fomos para o Hospital Mãe de Deus.


Esse Post já tá muito longo, né? Vou deixar vcs esperando um pouquinho mais e logo conto como foi o nascimento do meu tesouro!

Bjinhos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário